top of page

Origem dos sobrenomes italianos

Você conhece a história do seu sobrenome italiano? A Itália tem mais de 350 mil sobrenomes registrados. E é muito comum que quem começa a percorrer o caminho para o reconhecimento da cidadania italiana queira saber mais sobre seu sobrenome: de onde vem, onde é mais comum, como surgiu...


Neste texto, você vai saber um pouco mais sobre os sobrenomes italianos e poder acessar os links para pesquisar a sua origem.


Primeiros sobrenomes


A origem do sobrenome como forma de identificar as pessoas de uma mesma família está na Roma antiga. Os romanos identificavam os cidadãos livres com 3 nomes:

  • o praenomen ou pré-nome: que seria o que reconhecemos como primeiro nome;

  • o nomen ou nome: que distinguia a família (linhagem) a que pertencia a pessoa;

  • o cognome ou sobrenome: um tipo de apelido que servia para distinguir as famílias que descendiam da mesma linhagem.

Na Itália, o uso de sobrenomes começa como uma exclusividade das famílias nobres e ricas, mas começa a se difundir por outras classes sociais a partir de 1200 até que em 1594, o Concílio de Trento determina que as igrejas passem a registrar os batismos com nome e sobrenome e, assim, evitar casamentos entre parentes.


Origem dos sobrenomes italianos


Quando ter um sobrenome se tornou obrigatório, foi preciso usar a imaginação para criar essa identidade familiar. É por isso que, embora não existam fontes oficiais sobre o assunto, boa parte dos sobrenomes italianos tem origem em características físicas, ou nos nomes dos genitores, locais de origem e até profissão. Segundo o site Cognomix, estima-se que cerca de:

  • 15% dos sobrenomes estejam relacionados às características físicas. É o caso de sobrenomes como Russo e Rossi, que seriam derivados de rosso, que significa vermelho em italiano, ou Bianchi, Negrini, que fariam referência à cor da pele ou do cabelo das pessoas;

  • 35% seriam derivados dos nomes próprios do pai: De Luca, Di Stefano, D'Angelo.

  • 35% estariam relacionados aos nomes dos países ou áreas de origem da pessoa, como Greco, Fontana (alguém que morava perto de uma fonte), Castelli/Castello (que morava no ou próximo ao castelo);

  • 10% estariam relacionados à profissão, ao cargo ou ao título, por exemplo: Ferrari (ferreiro) Cuoco (cozinheiro), Mercadante (mercador, comerciante), Fabri (fabricante, construtor).

  • 3% teriam derivação estrangeira

  • e 2% seriam nomes atribuídos às crianças que eram abandonadas e recebiam um nome dado pela Igreja. É o caso de Esposito, que vem de esposto e significa abandonado, e de Ignoto e suas variações como D'Ignoto que significa filho de desconhecido.

Os sobrenomes italianos mais comuns


O site mais conhecido para pesquisar sobre sobrenomes italianos é o Cognomix. A página tem um acervo de quase 60 mil sobrenomes catalogados. É daí que vem o ranking abaixo, com a lista dos 20 sobrenomes mais comuns na Itália em outubro de 2022.

Posição

Sobrenome

Famílias

1

Rossi

77913

2

Russo

50312

3

Ferrari

44693

4

Esposito

35635

5

Bianchi

31620

6

Romano

29508

7

Colombo

28825

8

Bruno

27272

9

Ricci

24984

10

Marino

23726

11

Costa

22607

12

Franco

22427

13

Gallo

21905

14

Conti

21657

15

Greco

21551

16

Martino

21166

17

Giordano

19993

18

Rizzo

19420

19

Mancini

19229

20

Villa

19022


Segundo o Cognomix, existem 968 famílias com o meu sobrenome, Trinca, na Itália. Cerca de um terço delas na região do Lazio, justamente de onde partiu meu bisavô com seus pais e irmãos.


E diz mais: o sobrenome Trinca pode ser uma derivação ou um apelido referente a um passado de gladiador. Segundo o site Trincus ou Trinquus era o nome de um tipo de gladiador.


Trinca é o 723° sobrenome mais comum na região do Lazio, o 122° na província de Sondrio e o na cidade de Marino, na província de Roma. Adivinhem onde nasceu o meu bisavô?

Ficou curioso para pesquisar o seu sobrenome? Clica aqui, coloca o seu sobrenome e divirta-se.


Gostou? Compartilha esse texto com os amigos, parentes, quem você achar que pode se interessar. E se estiver pensando em reconhecer sua cidadania italiana, entra em contato com a gente. Será um prazer te ajudar a realizar esse sonho e mudar de vida!

Comments


bottom of page