Aquela vantagem maravilhosa de entrar e sair da Europa quando quiser com o passaporte italiano, vai ficar ainda mais atraente. Isso porque a partir de 2025, entra em vigor o ETIAS, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens, que vai obrigar brasileiros a pedirem autorização de entrada (e pagar uma taxa) antes de embarcar para a Europa.

O que muda com o ETIAS?
A partir de 2025, ainda não está definida a data exata, os brasileiros que quiserem viajar para 30 países europeus (incluindo todos os 29 pertencentes ao Espaço Shengen) vão precisar pedir uma autorização.
Esse pedido será online, através do preenchimento de um formulário eletrônico, e custará 7 euros. Estarão isentos do pagamento, mas não da autorização, menores de 18 anos e maiores de 70, assim como familiares de cidadãos UE ou de cidadãos de fora da UE que tenham o direito de circular livremente na União Europeia.
O que será necessário para pedir o ETIAS?
Os dados que você vai precisar na hora de preencher o formulário ETIAS são:
informações pessoais, como nome completo, data e local de nascimento, endereço residencial, nome dos pais, e-mail e telefone;
documento de viagem;
nível de escolaridade e ocupação atual;
detalhes sobre a viagem e a estadia em qualquer um dos países que exigem o ETIAS;
detalhes sobre quaisquer condenações criminais, quaisquer viagens anteriores para zonas de guerra ou conflito e se você foi recentemente objeto de uma decisão exigindo que você deixe o território de qualquer país.
Segundo as autoridades europeias, a maioria dos pedidos de ETIAS será aprovada automaticamente, em poucos minutos, mas não é recomendável deixar para fazer o preenchimento em cima da hora, pois caso seja preciso fazer alguma verificação, a liberação pode demorar alguns dias ou semanas.
Somente após receber a aprovação é que a pessoa poderá entrar na Europa.
A autorização do ETIAS terá validade de 03 anos, ou até o vencimento do passaporte informado no formulário, o que ocorrer primeiro.
Mas atenção, a autorização do ETIAS não é uma garantia de entrada. Ao chegar na Europa, você terá que passar pela imigração, apresentar todos os documentos solicitados pelo oficial e responder eventuais perguntas. A permissão de entrada será dada pelo oficial, se você atender a todas as exigências.
Ou seja, o ETIAS vai funcionar mais ou menos da mesma forma que o ESTA, a autorização de viagem que os italianos (e outros europeus) precisam solicitar antes de viajar aos Estados Unidos.
Quando o ETIAS entra em vigor?
A entrada em vigor do ETIAS já foi adiada algumas vezes. No momento, a previsão é que o sistema passe a funcionar 6 meses após a entrada em vigor do EES (Entry/Exit Systems).
O EES registrará viajantes isentos de visto (como os brasileiros) e com visto obrigatório que entram na Europa para uma estadia curta. O registro será feito na chegada a qualquer um dos 29 países europeus que integram a área Schengen e usam o sistema. O registro no EES será feito toda vez que os viajantes cruzarem as fronteiras externas e substituirá o carimbo manual dos passaportes.
O EES coletará a imagem facial e as impressões digitais dos viajantes, além dos dados de documentos de viagem, bem como a data e o local onde o viajante entrou e saiu do território de países europeus usando o sistema.
EES e ETIAS não vão começar a funcionar ao mesmo tempo. Primeiro entrará em vigor o EES e seis meses depois, o ETIAS. As datas de início de cada um ainda não foram divulgadas.
Se você gostou desse texto, deixa um comentário e compartilha com os amigos, parentes, quem você achar que pode se interessar.
Comments