top of page
Image by Damiano Baschiera

Cidadania Italiana

Passo a Passo

Muita gente se pergunta: mas por onde eu começo? Pensando nisso, montamos esse passo a passo.

Passo a Passo da Cidadania Italiana

1. Monte sua árvore genealógica

Assim você vai entender onde está o italiano e quantos documentos precisa encontrar. O que parece simples, às vezes não é tão simples assim. Converse com seus familiares, pesquise seu sobrenome em sites de busca como Family Search.

3. Faça uma análise da documentação

Você pode fazer sozinho ou contratar um especialista. O objetivo aqui é identificar possíveis erros nos documentos que possam atrapalhar o reconhecimento da cidadania, como: datas erradas, nomes muito alterados. Em alguns casos é preciso solicitar uma retificação das informações, que pode ser diretamente no cartório (quando são muito simples) ou via judicial.

5. Faça a Apostila de Haia

a Apostila de Haia é um selo que vai no verso dos documentos originais e das traduções que certifica que eles são verdadeiros. O objetivo é que os documentos brasileiros sejam reconhecidos como válidos por países estrangeiros. 

7. Codice fiscale e registro de residência

Você vai precisar do Codice Fiscale (o CPF italiano) e solicitar o registro de residência no Departamento Anagrafe do comune onde vai morar. O Codice Fiscale é feito na Agenzia delle Entrate.

9. Protocole o pedido de reconhecimento

Entrega de todos os documentos ao departamento de Anagrafe do comune onde você mora. A partir daqui é esperar. O comune vai solicitar ao Consulado Italiano no Brasil a chamada ‘Não Renúncia’, documento que comprova que seu dante causa não renunciou à cidadania italiana, o que faria com que os descendentes perdessem o direito.

2. Reúna todos os documentos necessários

Além de pré-requisitos para entrar com o pedido, eles vão ajudar a encontrar informações sobre seus antepassados italianos se você não as tiver. As certidões de nascimento e casamento trazem os nomes dos pais e avós. Aí, é só ir refazendo esse caminho de volta até o italiano que dá o direito à cidadania.

4. Faça a tradução juramentada

Você vai precisar traduzir todos os documentos brasileiros para o italiano com um tradutor juramentado. Nos sites dos Tribunais de Justiça você encontra uma relação dos tradutores oficiais de cada estado.

6. Morando na Itália

Se você decidiu reconhecer sua cidadania na Itália, é hora de comprar a passagem e viajar para a cidade que você escolheu. Se você contratar uma assessoria, ela vai te ajudar com a residência. O ideal é chegar diretamente pelos aeroportos italianos (Milão ou Roma), sem escalas. Quando se faz escala em outro país (França, Espanha, Portugal, etc) é necessário fazer uma declaração de presença quando chega na Itália antes de solicitar a residência. Nada complicado, mas um passo a mais no processo.

8. Visita do Vigile

O registro da residência só termina depois da visita do vigile, agente que confirma ao comune que você realmente está morando ali. E só depois disso é que você pode protocolar o pedido de reconhecimento da cidade italiana.

10. Assinatura e chegada dos documentos italianos

Quando chega a “não renúncia’, você é chamado para assinar os documentos italianos. Você vai receber uma certidão de nascimento e já poderá solicitar a sua carteira de identidade italiana.

Parabéns, se você passou por todas essas fases, você é oficialmente um cidadão italiano! 

Emissão do passaporte italiano

Ter a cidadania italiana é ter uma certidão de nascimento italiana. O passaporte você pode pedir depois, no Brasil ou em qualquer outro país que você more. Muita gente não pede imediatamente, pois para viajar pelos países da União Europeia, por exemplo, basta a carteira de identidade. 
 

Image by Joshua Stannard
bottom of page